sábado, 18 de dezembro de 2021

REVISITANDO ANTIGAS ANOTAÇÕES: ESTOICISMO

 


"Não esconda o que você realmente acredita (Arius Didymus)"

"O fim de todas essas excelências é viver seguindo a natureza; uma delas, através das suas peculiaridades, permite ao homem atingir. Pois, por natureza, tem um ponto de partida para a descoberta da ação conveniente, para a estabilidade dos impulsos, para a persistência e para a partilha. (ÁRIO DÍDIMO. 2.7.5b3.1) "

Estudando o Estoicismo já algum tempo, nas pausas da leituras obrigatórias, recentemente deparei-me com um texto do prof. Aldo Dinucci[1] em que ele traduz “os passos 2.7.5A- 2.7.5B da Epítome de Ética Estoica, do filósofo estoico e doxógrafo alexandrino Ário Dídimo (acme 30 a.C.).” e, segundo ele, por não haver “traduções em língua moderna das obras completas de Ário Dídimo”, usou “a fixação da exposição sobre a ética estoica presente em Estobeu (Florilégio), realizada por Pomeroy (1999).” Inserido abaixo.

Comecei, imediatamente, a leitura; muito bom aos iniciantes e os que tem tomado a filosofia estoica a sério!

A este, acrescentei para leitura na sequência: "Hierocles the Stoic: elements of ethics, fragments, and excerpts (2009)"

"Hiérocles foi um filósofo estóico do início da era imperial, testemunha crucial do Oriente e do Neo-estoicismo, especialmente no que diz respeito à filosofia ética estóica.

Neste livro, tudo o que sobreviveu de suas obras, são traduzidas para o inglês pela primeira vez, a partir do grego original: The elements of ethics, preservado em papiro, junto com todos os fragmentos e trechos do tratado Sobre os deveres, coletados por Stobaeus no século V dC e lidando principalmente com relações sociais, casamento, família e família. Além disso, o ensaio introdutório de Ramelli demonstra como Hierocles modificou suas doutrinas de acordo com o estoicismo médio e com os desenvolvimentos adicionais da filosofia e de suas opiniões pessoais.

Finalmente, o extenso comentário de Ramelli sobre as obras de Hierocles esclarece questões filosóficas levantadas pelo texto e fornece referências ricas e atualizadas à bolsa de estudos existente.”

 

______.

ÁRIO DÍDIMO. Epitome of stoic ethics. Tradução de Arthur J. Pomeroy. Atlanta: Society of Biblical Literature, 1999.

ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion. Edição Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012).

BORGES, Maria. Borges. Razão e emoção em Kant. Pelotas, RS: Editora e Gráfica Universitária, 2012.

CÍCERO. On ends (The Finibus). Tradução de H. Rackham. Harvard: https://www.loebclassics.com, 1914.

ESTOBEU. Florilegium. v. I e II. Ed. Augustus Meineke. Lipsiae: Taubner, 1855.

INWOOD, Brad. The Cambridge companion to the stoics.   Cambridge University Press, 2010

LONG, A. Arius Didymus and the exposition of stoic ethicsIn: FORTENBAUGH, W. W. (Ed.). On stoic and Peripatetic ethics: the work of Arius Didymus. London: Transaction, 1983. p. 190-201.

MEINEKE, A. Zu Stobaeus. In: Zeitschrift für Gymnasialwesen, v. 13, p. 363-365, 1859.

PLATÃO. Laches. Protagoras. Meno. Euthydemus. Tradução de W. R. M. Lamb. Harvard: https://www.loebclassics.com, 1924.

RAMELLI, Ilaria. Hierocles the stoic: elements of ethics, fragments, and excerpts. Society of Biblical Literature, 2009. 

SÊNECA. Cartas 1-66. Tradução de R. M. Gummere. Harvard: https://www.loebclassics.com, 2001.
______. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.

______. Cartas 66-92. Tradução de R. M. Gummere. Harvard: https://www.loebclassics.com, 2001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXX: “REVOLUÇÃO” PESSOAL E INTRANSFERÍVEL (II)

  Estudando sempre, mantendo o foco de sempre, acrescentando novos textos às leituras sobre o período “ pré-crítico ” kantiano, destaco aqui...