quarta-feira, 25 de outubro de 2023

REFLEXÃO MATINAL CLIX: ESPERANÇA, VIRTUDE E O LEGADO KANTIANO (III)

 

Como tem sido comum, as minhas leituras e releituras sobre as discussões sobre a Virtude; não somente entre os estoicos, mas em diversos autores e em meio à sociedade, em geral, acrescentei, há algum temopo a obra e estudos realizados por Claudia Blöser e Titus Stahl, com a qual tive contato através de uma resenha também aqui, inclusive com os links que já postei neste blog.

Prosseguindo com o tema da “esperança”, mais uma vez, e ainda que não seja tão raro que se ouçam dizer que o mundo atual tem se tornado tão vazio de sentido por não haver uma preocupação com essa questão, sigo refletindo a temática. Meus destaques e focos estão sempre e principalmente ligados à obra de Kant. foi assim com as reflexões que fiz a partir de "Hope in Kant" em que Blöser desenvolve um relato unificado de esperança conforme discutido em uma série de obras de Immanuel Kant (a primeira e a segunda Críticas, a Religião ... e os escritos políticos de  Immanuel Kant).

Hoje, acrescento "Esperança e o legado kantiano: novas contribuições para a história do otimismo". Editado por Katerina Mihaylova Anna Ezekiel, conforme anotado abaixo: 

"A esperança é entendida como uma parte significativa da experiência humana, inclusive para motivar o comportamento, promover a felicidade e justificar uma concepção de si mesmo como tendo agência. No entanto, permanecem lacunas substanciais em relação ao desenvolvimento do conceito de esperança na história da filosofia. Esta coleção aborda esta lacuna reconstruindo e analisando uma variedade de abordagens da esperança na filosofia alemã do final do século XVIII e do século XIX.

Em 1781, a ideia de Kant de uma “esperança racional” mudou os termos da discussão sobre a esperança e o seu papel para a autocompreensão humana. No século XIX, um amplo debate sobre o significado e a função da esperança surgiu em resposta ao seu trabalho. Baseando-se na experiência de um grupo diversificado de colaboradores, esta coleção explora perspectivas sobre a esperança de Kant, Fichte, Schelling, Schopenhauer, J. S. Beck, J. C. Hoffbauer, Wilhelm von Humboldt, Georg Friedrich Creuzer, Kierkegaard e outros. Os capítulos consideram diferentes aspectos do conceito de esperança, incluindo a racionalidade da esperança, aplicações apropriadas e inadequadas da esperança e a função da esperança em relação à religião e à sociedade.

O resultado é uma coleção valiosa que cobre um século sobre o papel da esperança na formação de atitudes cognitivas e na construção de comunidades sociais, políticas e morais. Como uma visão geral das abordagens filosóficas da esperança durante este período, inclusive por filósofos que hoje são raramente estudados, a coleção constitui um recurso valioso para explorar o desenvolvimento deste importante conceito na filosofia alemã pós-kantiana.”

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“Hope is understood to be a significant part of human experience, including for motivating behaviour, promoting happiness, and justifying a conception of the self as having agency. Yet substantial gaps remain regarding the development of the concept of hope in the history of philosophy. This collection addresses this gap by reconstructing and analysing a variety of approaches to hope in late 18th- and 19th-century German philosophy.

In 1781, Kant's idea of a “rational hope”shifted the terms of discussion about hope and its role for human self-understanding. In the 19th century, a wide-ranging debate over the meaning and function of hope emerged in response to his work. Drawing on expertise from a diverse group of contributors, this collection explores perspectives on hope from Kant, Fichte, Schelling, Schopenhauer, J. S. Beck, J. C. Hoffbauer, Wilhelm von Humboldt, Georg Friedrich Creuzer, Kierkegaard and others. Chapters consider different aspects of the concept of hope, including the rationality of hope, appropriate and inappropriate applications of hope and the function of hope in relation to religion and society.

The result is a valuable collection covering a century of the role of hope in shaping cognitive attitudes and constructing social, political and moral communities. As an overview of philosophical approaches to hope during this period, including by philosophers who are seldom studied today, the collection constitutes a valuable resource for exploring the development of this important concept in post-Kantian German philosophy.”

MIHAYLOVA, Katerine; EZEKIEL, Anna. Hope and the kantian legacy: new contributions to the history of optimism.  Bloomsbury Publishing PLC, 2023.

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Links sobre o tema: 

  1. https://marcosfilosofiamoderna.blogspot.com/2021/04/a-psicologia-moral-daesperanca-claudia.html  
  2. https://marcosfilosofiamoderna.blogspot.com/2022/12/claudia-bloser-hoffnung-in-krisenzeiten.html

 

REFERENCIAS

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EBELS-DUGGAN, Kyla. “The Right, the Good, and the Threat of Despair. (Kantian) Ethics and the Need for Hope in God.” In: Oxford Studies in Philosophy of Religion, Volume 7, edited by Jonathan Kvanvig, 81–110. Oxford: Oxford University Press, 2016.

FLIKSCHUH, Katrin. “Hope or Prudence: Practical Faith in Kant’s Political Thinking.” In: Faith and Reason. International Yearbook of German Idealism (7/2009), edited by Jürgen Stolzenberg and Fred Rush, 95–117. Berlin/New York: de Gruyter, 2010.

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______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

MIHAYLOVA, Katerine; EZEKIEL, Anna. Hope and the kantian legacy: new contributions to the history of optimism.  Bloomsbury Publishing PLC, 2023.

PHILONENKO, Alexis. Études kantiennes. Librairie philosophique J. Vrin, Paris, 1982.

 

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