sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

AINDA O PERÍODO "PRÉ-CRÍTICO". VÍNCULOS TEMÁTICOS SOBRE A METAFÍSICA

 

Seguindo com a pesquisa, passando por textos que, mesmo tratando de diversos temas mais distantes do principal e mais urgente, percebo aproximações e, por estarem, em certa medida, "na esteira" das discussões, de há alguns anos para cá, retorno e me fixo sempre nos clássicos. 

Aqui, sem sairmos das leituras tradicionais, retornei pela manhã, à discussão entre Leibniz e Locke, relendo Os Novos ensaios sobre o entendimento humano, que apresentam a teoria do conhecimento de Leibniz e sua crítica ao empirismo clássico de John Locke.

Leio esse debate que se estabelece na obra de Leibniz sobre a obra de Locke sempre focado em elementos com os quais Immanuel Kant, se posiciona e discute desde o período pré-crítico até suas formulações do período Crítico.

Além das discussões sobre o conhecimento, uma outra questão a da origem do mal (bem resolvida, em mim) como não sendo de origem no “Criador”, mas no próprio homem, acabou me conduzindo para alguns outros autores como Wolff, Baumgartem; os moralistas ingleses, Hume; Berkeley, Hobbes e, agora mais atentamente, retomei a releitura dessa obra de Leibniz: The Oxford Handbook of Leibniz; um denso volume que parece me ajudar como um ponto de contato ao caráter interdisciplinar da ampla produção de leibniziana, nos vários domínios para os quais Leibniz contribuiu. Maria Rosa Antognazza reúne especialistas para a elaboração da obra e oferece uma imagem bem convincente sobre os empreendimentos de Leibniz. 

Enfim, prosseguindo!

I. Acrescento hoje esta obra de  LEIBNIZ

Em 1714, o Príncipe Eugénio de Sabóia pede a Leibniz um resumo do seu "pensamento". Como resposta recebe os Principes de la Nature et de la Grace fondés en raison. Poucos meses depois, Leibniz inicia a redação da "Monadologia". Os dois textos são, assim, contemporâneos e, por isso, normalmente editados em conjunto, o que se justifica: correspondem à mesma fase do pensamento de Leibniz e, ainda que foquem os mesmos problemas sob ângulos nem sempre idênticos, possuem uma forma literária muito semelhante. Nenhum dos textos foi publicado em vida de Leibniz".

______.

II. Sistema novo da natureza e da comunicaçao da substância eoutros textos.

“Pretende-se investigar os elementos centrais do conceito de substância no pensamento de Gottfried Wilhelm Leibniz, tomando a complexidade de tal conceito e suas diversas formulações como prerrogativa para analisar os diversos textos do autor, observando os caminhos argumentativos trilhados nessas obras e o desenvolvimento de outros de seus temas centrais e conceitos chaves - notavelmente, a harmonia preestabelecida e o papel de Deus em sua cosmologia. Parte-se, também, da premissa de que a heterogeneidade e a polissemia conceitual do autor podem ser tomadas como qualidades de um sistema de particular riqueza filosófica, que não se apresenta em um único texto dito “canônico” do autor”.

______.

ANTOGNAZZA, Maria Rosa. The Oxford Handbook of Leibniz. Oxford University Press, 2018.

BUTLER, J; CLARKE, S; HUTCHESON, F; MANDEVILLE, B; SHAFTESBURY, L; WOLLASTON, W. Filosofia moral britânica: textos do Século XVIII. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2014.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LEIBNIZ. G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

______. Ensaios de teodicéia. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.

______. Sistema novo da natureza e da comunicaçao da substância eoutros textos. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2002.

______; WOLFF, C; EULER, L.P; BUFFON, G.-L; LAMBERT, J. H; KANT, I. Espaço e pensamento: textos escolhidos. Organização de Márcio Suzuki (Org.). Tradução de Márcio Suzuki e Outros. São Paulo: Editora Clandestina, 2019. 286.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 

PHILONENKO, Alexis. L'Oeuvre de Kant: la philosophie critique. Tome I. J. Vrin, 1996. (col. Bibliothèque d'histoire de la philosophie)

RATEAU, Paul. Leibniz on the Problem of Evil. Oxford University Press, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...