domingo, 31 de dezembro de 2023

HISTÓRIA DA LIBERDADE RELIGIOSA: DA REFORMA AO ILUMINISMO


Esse livro; tendo sido publicado recentemente, mais ou menos há um ano, só terminei a leitura hoje!!!

Evidente que há capítulos como o 4, o 5 e 6 que me prenderam mais e vou com certeza, reler o livro e pensar nos temas ainda. Parabéns ao amigo e professor Humberto Schubert Coelho, de quem li recentemente outro texto recente e que já adicionei aos estudos aqui.

Esse que divulgo agora, segundo o próprio autor trata-se de “uma pesquisa de 12 anos que começa na universidade de Martinho Lutero termina na de Oxford, que sintetiza e tenta explicar o percurso histórico do conceito de liberdade, e como a filosofia e a teologia (também a religião popular) ajudaram a construir, em um primeiro momento, o conceito de liberdade religiosa que muitos pensam ser invenção da teoria política. De fato, a ideia de liberdades individuais, de que o sujeito pode crer, professar e declarar seu culto, tem peso capital sobre a vida política da Modernidade.”

Para conhecer mais:

Disponível em: https://www.facebook.com/humbertoschubert/videos/495557255347855 Acesso em: 08 de março de 2022.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ObvafgXJzCc. Acesso em: 31 de maio de 2022.

“A liberdade no Ocidente muitas vezes é abordada apenas sob o seu aspecto social e político, mas a fé nas suas diversas expressões, o interesse transcendente, o elemento religioso que cala fundo na alma humana, quase sempre tiveram papel central nesse tão importante debate. Caso as várias doutrinas e instituições religiosas não tivessem feito parte da nossa história, muito daquilo que pensamos e decidimos talvez nem teria sido cogitado.

Algumas das grandes oposições do imaginário moderno derivam dessa ascendência da religião sobre a cultura. Ortodoxia e heresia, ciência e religião, razão e fé, catolicismo e protestantismo, conformidade e dissidência, filosofia e teologia, fundamentalismo e secularização, dentre outras tantas tensões dialéticas, ajudaram a traçar as linhas de fronteira, bem como os debates, as definições e as tomadas de posições necessárias para a convivência, harmoniosa ou não, no mundo moderno.

Filósofos – religiosos, sem religião ou antirreligiosos – frequentemente contribuíram para o debate sobre a natureza da fé, os limites do saber teológico e o lugar da religião na sociedade. Não poucas vezes, elucubrações metafísicas, investigações éticas e teorias políticas impactaram, seja a percepção pública, seja mas próprias posições das igrejas a respeito de temas doutrinais. Teólogos ou líderes espirituais propiciaram transformações da consciência coletiva, ora atuando sobre a doutrina, ora sobre a experiência de fé da população em geral.

Embora a Reforma e o Iluminismo tenham posição de destaque nas histórias da filosofia ou da religião, nem sempre ficaram evidentes as conexões entre ambos e o debate fundamental sobre a natureza (metafísica) e sobre o lugar (ético e civil) da religião na vida dos indivíduos. É esta a lacuna que o presente estudo se propõe a preencher.

Série Ciência e Espiritualidade – Conjunto de publicações científicas sobre a espiritualidade em seus múltiplos aspectos. Objetiva divulgar trabalhos acadêmicos de qualidade e acessíveis a um público amplo.”

Muito bom, e acrescento aos meus estudos e consultas! O temas pinçados são indispensáveis aqui.

______.

ANTOGNAZZA, Maria Rosa. The Oxford Handbook of Leibniz. Oxford University Press, 2018.

BUTLER, J; CLARKE, S; HUTCHESON, F; MANDEVILLE, B; SHAFTESBURY, L; WOLLASTON, W. Filosofia moral britânica: textos do Século XVIII. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2014.

COELHO, Humberto Schubert. O pensamento crítico: história e método. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2022.

______. Filosofia perene: o modo espiritualista de pensar. São Paulo: Ed. Didier, 2014.

_______. História da liberdade religiosa: da Reforma ao Iluminismo. Petrópolis: Vozes Acadêmica; IHPV Instituto Homero Pino Vallada, 2022. (Série Ciência e Espiritualidade).

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KANT, Immanuel. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992. 

______. Vorlesung über die philosophische Encyclopädie. InKant gesalmmelte Schriften, XXIX. Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

______. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Tradução e estudo de Vinicius de Figueiredo. São Paulo: Editora Clandestina, 2018.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime; Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

______. Die Religion innerhalb der Grenzen der bloßen Vernunft. W. de Gruyter, 1968.

LEIBNIZ. G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

______. Ensaios de teodicéia. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.

______. Sistema novo da natureza e da comunicação da substância eoutros textos. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2002.

______; WOLFF, C; EULER, L.P; BUFFON, G.-L; LAMBERT, J. H; KANT, I. Espaço e pensamento: textos escolhidos. Organização de Márcio Suzuki (Org.). Tradução de Márcio Suzuki e Outros. São Paulo: Editora Clandestina, 2019. 286.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 

WOLFF, C. Vernünftige Gedanken von Gott, der Welt und der Seele des Menschen, auch allen dingen überhaupt. In: Wolff, C. Corr (Hg.), Christian Wolff’s Gesammelte. Werke, I. Abteilung [Christian Wolff‘s Collected Works, Section I] (Band 2). Hildesheim: Olms (Erstausgabe 1720). Wolff, C. (2006). Einleitende Abhandlung über Philosophie im allgemeinen [Introductory essay on philosophy in general] (G. Gawlick und L. Kreimendahl, Übers. und Hgg.). Stuttgart/Bad Cannstatt: FrommannHolzboog (Erstausgabe 1728), 1983.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...