quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

LUDWIG VAN BEETHOVEN E "A HISTÓRIA DA SONATA 'MOONLIGHT' "

 

(IMAGEM: "Pinterest")

Pausa na Oficina... 

Ludwig van Beethoven, mais vivo do que nunca. Presente em repertórios de  grandes orquestras em todo mundo. E, há completando 250 anos e sua obras tem sido executadas por grande solistas em sua homenagem; apesar dos tempos em que vivemos, segue sendo lembrado. 

Quanto a mim, ainda adolescente, estudante de música, tive um primeiro contato com partituras como "Pour Elise"; "Sonata ao luar", mas foi quando conheci a Quinta Sinfonia Nona Sinfonia que passei a buscar mais informações sobre a obra e o compositor. 

Reconhecido por muitos como um gênio da música. Também, nesse período, já antigo frequentador da Biblioteca Municipal desta cidade onde resido, encontrei um livro de Romain Rolland, que me levou, de uma vez por todas, a estudar mais a fundo a sua bibliografia e a história de sua obra, situando Beethoven em seu tempo, sua família, sua relação com outros músicos, com mecenas, com o público, até com mulheres, a saúde e os problemas com "audição". Um ser humano, como qualquer um de nós.

Aqui destaco "A história da Sonata 'Moonlight' "

-------------------------------------------------- ------

O primeiro movimento da sonata Opus 27 nº 2 em dó menor de Beethoven era muito popular na época de Beethoven, a ponto de exasperar o próprio compositor, que comentou com Czerny: "Eles estão sempre falando sobre a Sonata em dó menor, certamente escrevi coisas melhores ," Quase duzentos anos depois, ainda continua sendo a peça de música "clássica" mais popular e baixada.

O título Moonlight Sonata na verdade só surgiu vários anos após a morte de Beethoven. Em 1836, o crítico musical alemão Ludwig Rellstab escreveu que a sonata o lembrava do luar refletido no Lago Lucerna. Desde então, Moonlight Sonata permaneceu como o título não oficial "oficial" da sonata.

"Sonata quasi una fantasia" é o título que Beethoven deu à sua décima quarta sonata. Ao contrário da forma formal Sonata do período clássico, Fantasia comumente descreve uma peça musical clássica de forma livre. Marcando o início do segundo período estilístico de Beethoven, o Opus 27 nº 2 não segue a forma sonata tradicional. Beethoven também usa dispositivos musicais tradicionais de luto chamados Trauermusik, de uma forma pouco tradicional. Trauermusik consiste em Lament Bass, figuras de acompanhamento repetitivas e canto. Outros exemplos famosos de canto são a Música Funeral Maçônica de Mozart e o Requiem. Anacruses monótonas pontilhadas permeiam o primeiro movimento que lembra o toque dos sinos fúnebres, lembrando a sonata para piano anterior Opus 26, Marcia sulla morte de'un eroe, que antecipa a famosa "Marche Funebre" da Sonata Opus 35 Bb de Chopin e mais tarde o tema principal da Sonata de Beethoven. "Márcia Funebre" da Sinfonia "Eroica".

-------------------------------------

(Que mudanças na vida de Beethoven levaram a essas transformações em sua música???))))

-------------------------------------------------- ---

Em 1800-1802, Ludwig Van Beethoven experimentou uma turbulência interna devastadora ao tentar lidar com sua perda auditiva. Para o mundo exterior, a sua vida parecia ideal, com o seu sucesso como pianista virtuoso e como compositor de sucesso e procurado em Viena. Ele gradualmente começou a se afastar da sociedade e dos amigos, porém sentiu que seria prejudicial para sua carreira de sucesso como músico se as pessoas descobrissem que ele estava ficando surdo. As pessoas achavam que ele estava sendo misantrópico, mas era exatamente o oposto. Beethoven viveu em grande solidão e solidão devido à sua iminente e eventual surdez completa, o que acabaria por ter um efeito profundo no seu crescimento espiritual e criativo como compositor e músico. Os anos de 1800-1802 foram um período transformador na vida de Beethoven e marcaram o início de seu segundo período estilístico. À medida que a audição externa de Beethoven se deteriorava, sua audição interna continuou a crescer.

Beethoven procurou tratamento na aldeia de Heiligenstadt no final da primavera de 1802 até outubro daquele ano. Cheio de desespero com o tratamento malsucedido, ele pensou em acabar com sua vida. Em uma famosa carta conhecida como Testamento de Heiligenstadt, escrita a seus irmãos, ele escreveu: "Graças... à minha arte, não acabei com minha vida com o suicídio".

Repetidamente, na música de Beethoven, abundam os temas da vitória sobre a tragédia. Na luta interna que enfrentou, a sua música muitas vezes mostrou o maior desespero e tristeza, mas sempre transcendeu para a vitória triunfante. Com essa mesma luta interior, Beethoven aprendeu a transcender a surdez e ainda assim ser vitorioso na criação de obras-primas cada vez maiores.

Durante o final da década de 1790, a música de Beethoven começou a apresentar mudanças, bem como alargamento de forma. Após o Testamento de Heiligenstadt, Beethoven expressou insatisfação com suas composições e segundo Czerny estava “determinado a seguir um novo caminho”. [1] As mudanças incluíram fortes ligações entre movimentos sonatas, drama intensificado, instabilidade harmônica e elementos motívicos que afetam a forma mais ampla.

Esta Sonata poderia ser interpretada como Beethoven começando a aceitar sua surdez iminente. O luto e a perda do Adagio Sostenuto com suas mudanças modais, dissonâncias, ritmos e cantos representativos de expressar como ele se sentia em relação a esse sofrimento da surdez ao escrever a música mais extraordinária e não poder ouvi-la.

Beethoven viveria a maior parte de sua vida em grande solidão e desespero, com a maior parte de sua vida dedicada ao desenvolvimento de sua arte e criatividade. Como esta sonata foi escrita no início de seu segundo período estilístico, muitas obras-primas seguiriam a "Sonata Quasi Una Fantasia".

______.

FONTE:

Nadia Nasr (https://www.facebook.com/nadia.nasr.3910)

 

The history of the " Moonlight " Sonata

--------------------------------------------------------

The first movement of Beethoven's Opus 27 No. 2 C# minor sonata was very popular in Beethoven's day, to the point of exasperating the composer himself, who remarked to Czerny, " They are always talking about the C# minor Sonata surely I have written better things," Nearly two hundred years later, it still remains the most popular and download piece of "classical" music..

The title Moonlight Sonata actually didn't come about until several years after Beethoven's death. In 1836, German music critic, Ludwig Rellstab wrote that the sonata reminded him of the reflected Moonlight off Lake Lucerne. Since then, Moonlight Sonata has remained the "official" unofficial title of the sonata..

"Sonata quasi una fantasia" is the title Beethoven gave his fourteenth sonata. Unlike the formal Sonata form of the classical period, Fantasia commonly describes a free--form classical musical piece. Marking the beginning of Beethoven's second stylestic period, Opus 27 No. 2 doesn't follow the traditional sonata form. Beethoven additionally uses traditional musical mourning devices called Trauermusik, in a very untraditional way. Trauermusik consists of Lament Bass, repetitive accompaniment figures, and chant. Other famous examples of chant are Mozart's Masonic Funeral Music and the Requium. Dotted monotone anacrusis permeate the first movement reminiscent of the rolling of funeral bells, recall the previous piano sonata Opus 26, Marcia sulla morte de'un eroe, which anticipates Chopin's opus 35 Bb Sonata's famous "Marche Funebre" and later the main theme of Beethoven's "Eroica" Symphony's "Marcia  Funebre".

-------------------------------------

( What changes in Beethoven's life led to these transformation in his music??? ))))

-----------------------------------------------------

In 1800--1802 Ludwig Van Beethoven experienced devastating internal turmoil in trying to come to terms with his hearing loss. To the outside world, his life seemed to be ideal, with his success as a virtuoso pianist and as a successful, sought after composer in Vienna. He gradually began to withdraw from society and friends, however as he felt it would be detrimental to his successful career as a musician if people found out he was going deaf. People felt he was being misanthropic,  yet it was quite the opposite. Beethoven lived in a great deal of solitude and loneliness due to his impending and eventual complete deafness,  which would eventually have a profound effect on his spiritual and creative growth as a composer and a musician. The years of 1800--1802 were a transformative period in Beethoven's life, and marked the beginning of his second stylestic period. As Beethoven's outer hearing deteriorated, his inner hearing continued to grow..

Beethoven sought treatment in the village of Heiligenstadt in the late spring of 1802 until October of that year. Full of despair over the unsuccessful treatment, he considered ending his life. In a famous letter known as the Heiligenstadt Testament written to his brothers, he wrote "Thanks...to my art I did not end my life by suicide. "

Over and over in Beethoven's music themes of victory over tragedy abound. In the internal struggle he faced, his music often showed the greatest despair and sorrow, yet always transcended into triumphant victory. With that same inner struggle, Beethoven learned to transcend deafness and still be victorious in creating greater and greater masterpieces..

During the late 1790s, Beethoven's music began to show changes, as well as enlargement of form. After the Heiligenstadt Testament, Beethoven expressed dissatisfaction with his compositions and according to Czerny was "determined to take a new path ". [1] The changes included strong links between sonata movements, intensified drama, harmonic instability and motivic elements affecting the larger form..

This Sonata could be interpreted as Beethoven beginning to come to terms with his impending eventual deafness. The mourning and loss of the Adagio Sostenuto with his its modal changes, dissonance, rhythms and chants representative of expressing how he felt about this affliction of deafness while writing the most extraordinary music and not being able to hear it..

Beethoven would live most of his life in a great deal of loneliness and despair with most of his life devoted to the development of his art and creativity. As this sonata was written towards the beginning of his second stylestic period many masterpieces  would follow the "Sonata Quasi Una Fantasia ".]

FONTENadia Nasr (https://www.facebook.com/nadia.nasr.3910)

______,

BURKE, Edmund. Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e da beleza. São Paulo: Edipro, 2016.

HEIJDER, Was Beethoven een asperger?: een 21ste-eeuwse visie op een 19de-eeuws genie. Uitgeverij Ludwig, 2016

______. Beethoven: the Asperger connection.  Independently Published, 2020.

HENRICH, Dieter. The unity of reason: essays on Kant's philosophy. Trad. Jeffrey Edwards. Richard L. Velkely (editor). Library of Congress Cataloging-in-Publication Data. Oxford University Press, 1994.

______. Denken und Selbst: Vorlesungen über Subjektivität. Suhrkamp, 2016.

______. Between Kant and Hegel: lectures on german idealism. Harverd University Press: Cambridge, Massachusssets; London, England, 2008.

______. Grundlegung aus dem Ich: Untersuchungen zur Vorgeschichte des Idealismus. Tübingen – Jena 1790–1794. Suhrkamp Auflage, 2004.

______. Konstellationen: Probleme und Debatten am Ursprung der idealistischen Philosophie (1789-1795).  Klett-Cotta /J. G. Cotta'sche Buchhandlung Nachfolger, 1991.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohden e Antonio Marques. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

KIERKEGAARD. S. A. Œuvres Complètes. Tome XX. Index Terminologique. Principaux concepts de Kierkegaard par Gregor Malantschuk. Traduit du danois, adapté e complété par Else-marie Jacquet-Tisseau. Paris, Éditions de L’orante, 1986.

______. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Virgilius Haufniensis. Tradução e Posfácio Álvaro Luiz Montenegro Valls. 3. edição, Petrópolis, Vozes, 2015. (Vozes de bolso)

LOCKWOOD, Lewis. Beethoven: the musica and the life. W. W. Norton & Company, 2005.

______. Beethoven: a música e a vida. Conex, 2004.

SACHS, Harvey. A nona sinfonia: a obra-prima de Beethoven e o mundo na época de sua criação". Rio de Janeiro, RJ: José Olimpio, 2017.

SCHILLER, J. C. Friedrich. Cartas sobre a educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1995.

______. Kallias ou sobre a beleza: a correspondência entre Schiller e Körner (jan-fev. 1793. Trad. Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: J. Zahar Editores, 2002.

SWAFFORD, Jan. Beethoven: angústia e triunfo. Amarilys, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...