segunda-feira, 9 de junho de 2025

REFLEXÃO MATINAL CLXIX: "QUANDO A CÊNCIA ENCONTRA A FÉ" (II)


Recentemente, e cada vez mais, tenho lido com afinco a temática que sempre anoto aqui. Entre os autores que tenho estudado com muita dedicação estão: Peter Harrison, que organizou “Ciência e religião”; Ronald Numbers e seu, entre outros, “Galileu Goes to jail”; Andrew Pinsent; Rodney Stark e muito recentemente: Ian Barbour.

Alé destes, estou lendo esse que foi publicado pelo prof. Danilo Marcondes... (já percebi que preciso cotejar muito atentamente), sigamos o trabalho:

.’.

“A Revolução Científica, das grandes navegações a Newton. Esta antologia de textos sobre filosofia e história das ciências tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as ideias dos grandes expoentes da Revolução Científica. Em vez de "ouvir falar" ou "ler sobre" o que eles pensam, o leitor terá oportunidade de lidar diretamente com os textos de CopérnicoDa VinciGalileuNewton e muitos outros. Com a experiência de mais de 30 anos de magistério, o professor Danilo Marcondes defende uma interpretação mais abrangente da Revolução Científica, incluindo ao lado dos habituais campos da física e da astronomia também a geografia, a linguagem, a medicina, as artes... Indo além nessa visão inovadora, afirma ainda que, sob muitos aspectos, a Revolução começou de fato com os desafios ao conhecimento tradicional lançados pelas grandes navegações, e sobretudo pelo descobrimento do Novo Mundo. Elaborado para utilização didática, o volume está organizado com: - uma introdução para cada pensador; - um comentário que situa cada trecho escolhido no contexto da obra original, destacando sua importância e indicando seu enfoque central; - uma série de questões e temas para discussão, no fim de cada capítulo, além da indicação de leituras complementares; - uma cronologia da Revolução Científica moderna no final do livro. Esse título vem se somar aos demais volumes da coleção Textos Básicos e ao livro Iniciação à história da filosofia, também de autoria de Danilo Marcondes. Juntas, essas obras constituem um aparato didático de valor inestimável - como comprova sua ampla adoção nas escolas e universidades.” (Da sinopse do livro do prof. Danilo Marcondes). (grifos meus)
______.
 
1. When Science Meets Religion: Enemies, Strangers, or Partners? 


A Introdução Definitiva para

1. A Relação entre.

2. Religião e Ciência

3. No Princípio: Por que o Big Bang ocorreu?

4. Física Quântica: Um Desafio às Nossas Suposições sobre a Realidade?

5. Darwin e Gênesis: A Evolução é a Maneira de Deus Criar?

6. Natureza Humana: Somos Determinados por Nossos Genes?

7. Deus e a Natureza: Deus Pode Agir em um Mundo Regido por Leis?

Ao longo dos séculos e no novo milênio, cientistas, teólogos e o público em geral têm compartilhado muitas questões sobre as implicações das descobertas científicas para a fé religiosa. O físico nuclear e teólogo Ian Barbour, vencedor do Prêmio Templeton para o Progresso da Religião de 1999 por seu papel pioneiro no avanço do estudo da religião e da ciência, apresenta uma introdução clara e contemporânea às questões, ideias e soluções essenciais na relação entre religião e ciência. Em linguagem simples e direta, Barbour explora os tópicos fascinantes que iluminam o encontro crítico das dimensões espirituais e quantitativas da vida."

...

2. Religion and science: Historical and contemporary issues

"Religião e Ciência é uma discussão contemporânea definitiva sobre as muitas questões que cercam nossa compreensão de Deus e da verdade e experiência religiosas em nossa era científica. Esta é uma versão significativamente expandida e belamente revisada de Religião na Era da Ciência, vencedor do Prêmio de Excelência da Academia Americana de Religião e do Prêmio Templeton de Livros. Ian G. Barbour – o principal estudioso da área – acrescentou três capítulos históricos cruciais sobre física e metafísica no século XVII, natureza e Deus no século XVIII e biologia e teologia no século XIX. Ele também adicionou novas seções sobre os desenvolvimentos na espiritualidade centrada na natureza, teoria da informação e teorias do caos e da complexidade."

...

3. Quando a ciência encontra a religião:

"Através dos séculos e entrando no novo milênio os cientistas os teólogos e o público em geral têm compartilhado várias dúvidas a respeito das implicações das descobertas científicas na fé religiosa. O físico nuclear e téologo Ian Barbour ganhador em 1999 do Prêmio Templeton para o Progresso da Religião devido ao seu papel pioneiro no avanço dos estudos de religião e ciência apresenta uma introdução clara e atual a assuntos idéias e soluções essenciais referentes à relação entre religião e ciência. Numa linguagem simples e direta Barbour examina os fascinantes temas que iluminam o decisivo encontro das dimensões espiritual e quantitativa da vida."

______.

BARBOUR, Ian. When Science Meets Religion: Enemies, Strangers, or Partners? HarperOne, 2000.

______. Quando a ciência encontra a religião: inimigas, estranhas ou parceiras? São Paulo: Cultrix, 2000.

______. Religion and science: historical and contemporary issues. HarperOne, 1997.

______. Ethics in an age of technology: Gifford Lectures, Volume Two: 1989-1991. HarperOne, 1992.

DÖRFINGER, Bernd, HÜNIG, Dieter; KLINGER, Stefan. Studien zur Religionsphilosophie Immanuel Kants. Berlin, Boston: De Gruyter, 2023.

HARRISON, Peter. The Territories of Science and Religion. University of Chicago Press, 2015.

______. (Org.) Ciência e religião. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994. (B 832-847)

______. A metafísica dos costumes. Trad. Clélia Aparecida Martins. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

______. Lições sobre a Doutrina Filosófica da Religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/ São Francisco, 2019.

______. Lições de Metafísica. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Investigação sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda, 2007.______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.

______. A religião nos limites da simples razão. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2024.

______.Vorlesung über die philosophische EncyclopädieInKant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

______. Crítica da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994. (B 832-847)

______. Crítica da razão pura. Tradução Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os Pensadores. São Paulo,Abril Cultural, 1983.

______. Crítica da razão pura. "Do ideal de Sumo Bem como um fundamento determinante do fim último da razão pura. Segunda seção". (A805, 806 - B833, 834). Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994.

_____. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______. Cursos de Antropologia: a faculdade de conhecer (Excertos). Seleção, tradução e notas de Márcio Suzuki. São Paulo: Editora Clandestina, 2017.

______. Resposta à pergunta: o que é “esclarecimento”?. In: Immanuel Kant textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

______. Lições de Ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.

______. Crítica da razão prática. Trad. Monique Hulshof. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

______. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontenella. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1996.

______. Sobre a Pedagogia. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2021.

KARDEC, A. Le Livre des Esprits. Paris, Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). O livro dos Espíritos. 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica) Trad. Guillon Ribeiro. Brasília, DF: Feb, 2013.

LINDBERG, David C; NUMBERS, Ronald. When Science and Christianity Meet. University of Chicago Press; Edição: Reprint 1, 2008.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia e história das ciências. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

______. Textos básicos de ética. Rio Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

MENDELSOHN, Moses. Fédon: ou sobre a imortalidade da alma. São Paulo: E. Madamu, 2025.

NUMBERS, Ronald L. Galileo Goes to Jail: and other myths about science and religion. Harvard University Press, 2009.

PASTERNACK, L. The Postulate of Immortality in the Critique of Practical Reason (and Beyond). Kantian Review. 2024;29(1):19-38. doi:10.1017/S1369415423000456 . Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/kantian-review/article/postulate-of-immortality-in-the-critique-of-practical-reason-and-beyond/CF7872987124350371C24A98D7EAFA58 . Acesso em: 09.06.2025.

PFISTER, Oskar. O pastor da análise. São Paulo: UICLAP. 2022.

______. Cartas entre Freud e Pfister: um diálogo entre psicanálise e fé cristã. Viçosa, MG: Utimato, 2009. 


________. Fedro, Eutífron, Apologia de Sócrates, Críton, Fédon. Trad. Edson Bini. Bauru, SP: Edipro, 2008.

STARK, Rodney. Bearing false witness: debuking centuries of anti-catholic history. Templeton Press, 2016.

______. Why God? : explaining religious phenomena. Templeton Press, 2017.

______. For the glory of God: how monotheism led to refomations, science, witch-hunts and the end of slavery. New Jersey: Princeton University Press, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CC: VIRTUDES E REFLEXÕES KANTIANAS (III)

Lançamento:  Acrescentando um   terceiro livro sobre o tema Em 2024, concluí essas leituras. à época eram mais dois bons livros entre os exc...