segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

PALESTRAS DE KANT: "KANT'S LECTURES - KANTS VORLESUNGEN

 

I. Como tem sido uma constante, mantendo o foco das leituras atuais, a que tenho me dedicado, aqui acrescento outra obra que acabei de ler.

Prosseguindo os trabalhos com mais uma releitura na "tônica dominante" das leituras de hoje.

Encerrando mais uma leitura atenta das “Lições sobre a doutrina filosófica da religião”, entre as obras fundamental para o trabalho em andamento. 

O manuscrito estudantil das Lições sobre a doutrina filosófica da religião, ministradas muito provavelmente no semestre de inverno de 1783/1784, foi publicado pela primeira vez em 1817 por Karl Heinrich Ludwig Pölitz. Kant ministrou essas Lições tendo como base escritos metafísicos e teológicos que tinham sido publicados por influentes filósofos alemães de sua época. Mas, em suas Lições, Kant não apenas faz referência à posição desses filósofos. Ao contrário, ele também os comenta e os critica, fornecendo importantes indicações de sua perspectiva filosófica sobre problemas que estão localizados na interface entre teologia, religião, metafísica e filosofia moral. O leitor desses manuscritos adquire uma impressão bastante favorável do alto nível em que Kant e seus contemporâneos refletiram, por exemplo, sobre as, segundo ele, três possíveis provas especulativas da existência de Deus. As Lições sobre a doutrina filosófica da religião são indubitavelmente uma importante fonte para a nossa compreensão da filosofia crítica de Kant.”

II. Acrescento a essa releitura das “Lições sobre a doutrina filosófica da religião”, este que estou lendo: "Kant's lectures/Kants vorlesungen". Conforme descrição abaixo, entre outros temas estão a Lógica; Antropologia; Ética; Direito; Metafísica e Teologia racional.

"Embora não tenham sido escritas pelo próprio Kant, as transcrições de suas palestras constituem uma fonte importante para a pesquisa filosófica hoje. Algumas das contribuições apresentadas neste volume discutem a autenticidade e o significado dessas transcrições, por exemplo, o status das palestras de Kant sobre lógica e antropologia, enquanto outras lançam luz sobre a formação histórica de escritos específicos, por exemplo, os textos sobre a filosofia da religião. 

As contribuições fornecem novos insights sobre a filosofia de Kant, que, se olharmos apenas para os escritos publicados de Kant, não seríamos capazes de obter. Em vários casos, uma análise crítica das palestras de Kant nos dá uma melhor compreensão dos seus trabalhos publicados. Assim, suas palestras sobre metafísica lançaram nova luz sobre sua Crítica da Razão Pura, enquanto a palestra sobre direito natural é uma fonte valiosa para a compreensão de seu livro jurídico publicado."

(Com firme porpósito de leituras e estudos, somente os Grifos e os Destaques são meus)

______.

CUNHA, Bruno. A Gênese da Ética de Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. São Paulo: LiberArs, 2017.

______; FELDHAUS, Charles. Estudo IntrodutórioIn: KANT, Immanuel. Lições de Ética. São Paulo: Unesp, 2018.

______. Estudo Introdutório. In: KANT, Immanuel. Lições sobre a Doutrina Filosófica da Religião. Petrópolis: Vozes/São Fransciso, 2019.

______. Estudo Introdutório. In: KANT, Immanuel. Lições de Metafísica. Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021.

DÖRFLINGER, Bernd; LA ROCCA, Clauudio; LOUDEN, Robert; MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (Eds.). Kant's lectures/Kants vorlesungen. Berlim: De Gruyter, 2015.

KANT, Immanuel. Gesammelte Schriften. Vol. I-XXIX. Berlim: Reimer (DeGruyter) 1910-1983.

______. Lições de Ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Unesp, 2018.

______. Lições sobre a Doutrina Filosófica da Religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/ São Francisco, 2019.

______. Lições de Metafísica. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes/São Francisco, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...